Programa Compasso | Educação Infantil
Felipe Fonseca como apresentador do Programa Compasso Socioemocional.
O Programa Compasso Socioemocional é um programa para todos os alunos, lecionado pelos próprios professores de sala de aula que visa aumentar o desempenho acadêmico e social dos alunos e diminuir problemas de comportamento por meio do ensino de habilidades socioemocionais.
Assim como para adquirir competências cognitivas temos um currículo que ensina habilidades e conteúdos específicos, é necessária uma estrutura semelhante para ensinar as competências e habilidades não-cognitivas.
O programa promove habilidades que fortalecem a capacidade dos alunos para aprender, ter empatia, lidar com as emoções e resolver problemas. Ao difundir as habilidades socioemocionais, a escola cria um ambiente de aprendizagem mais seguro e respeitoso, promovendo o sucesso escolar para todos.
O PROGRAMA COMPASSO SOCIOEMOCIONAL POSSUI 4 PILARES:
- Material Estruturado:
Currículo estruturado em 22 pautas de aulas para serem ensinadas por professores de sala de aula. - Interação com a Família:
O caderno do aluno com atividades para casa possibilita uma maior interação entre a escola e a família. - Formação Constante:
Orientações pedagógicas mensais sobre o ensino-aprendizagem socioemocional e apoio para os professores na utilização do material didático. - Avaliação e Pesquisa:
Monitoramento, revisão e aprimoramento das práticas da sala de aula relacionadas a educação socioemocional.
COMMITTEE FOR CHILDREN (SECOND STED)
O Programa Compasso Socioemocional é a versão brasileira do programa Second Step, desenvolvido pelo Committee for Children, uma organização não-governamental dedicada a promover desenvolvimento social e emocional às crianças por meio da aprendizagem socioemocional. O Second Step já foi traduzido, adaptado e implementados em mais de 70 países, estima-se que mais de 9 milhões de alunos já tenham se beneficiado do programa.
CURRÍCULO
O Programa Compasso é estruturado em 4 unidades: Habilidades para Aprendizagem, Empatia, Lidando com as Emoções e Resolução de Problemas.
As Habilidades para Aprendizagem preparam os alunos para aprender em um ambiente de sala de aula. Ao desenvolver a Empatia os alunos aprendem a reconhecer seus próprios sentimentos e os dos outros.
Na unidade Lidando com as Emoções, os alunos aprendem a reconhecer os sentimentos intensos e a acalma-los, tornando-se menos propensos a comportamentos agressivos. Por fim, na unidade Resolução de Problemas, os alunos são capazes de resolver os problemas interpessoais de maneira justa e eficiente.